O Estúdio Baroni foi um dos salões especializados em dreads mais comentados do ano de 2022. Isso, porque foi o palco para que diversos artistas, influenciadores e cantores fizessem seus dreadlocks e saíssem mandando ver no visual.
Hoje, vamos falar um pouco sobre o que é e como surgiu o estúdio de dread que se tornou um dos mais conhecidos em todo o Brasil, ganhando cada vez mais reconhecimento. Se você tem interesse em mudar seu penteado ou renovar o visual, esse é o lugar certo! Aqui, você vai encontrar detalhes sobre a trajetória do Estúdio Baroni, inspirações para seu dread e, ao final do artigo, todas as informações de contato para já agendar com o Baroni.
Vamos la:
- Quem é Marcos Baroni?
- A história do Estúdio Baroni: como tudo começou
- Conhecido por ser o melhor nos dreads
- Como agendar no Estúdio Baroni?
- Os famosos que confiam no trabalho do Estúdio Baroni
- Conclusão
Leia também: Dread grisalho — veja essas inspirações e arrase no estilo
Quem é Marcos Baroni do Estúdio Baroni?
Em primeiro lugar, Marcos Souza Baroni é um profissional altamente especializado em aplicar dreadlocks dos mais diferentes tipos e estilos. Faz mais de uma década que Baroni e sua equipe vêm ganhando cada vez mais espaço no universo dos dreads, tanto pela visibilidade do Estúdio quanto pela aptidão de seus profissionais. Entretanto, a história de Marcos com cabelos e penteados começou há mais tempo do que imaginam — exatamente 30 anos atrás.
Criado em família de cabeleireiros, Marcos teve sua inspiração ainda dentro de casa, na periferia de São Paulo. Porém, aos 16 anos, ele passava por um momento turbulento: dificuldades diárias, dúvidas sobre qual caminho seguir, decisões ruins, desemprego e diversas outras preocupações que o levavam a acreditar que o mundo não tinha mais chances para ele.
Um dia, pensando em clarear a mente, decidiu fazer uma visita ao salão em que suas irmãs trabalhavam. Lembrando do quanto elas insistiam para que ele aprendesse a profissão da família, Baroni fez algo diferente naquele dia, e aceitou que elas ensinassem a arte de ser cabeleireiro. A partir daí, Marcos aceitou novos desafios, assim como encontrou sua paixão.
Com o incentivos das irmãs e da proprietária do salão, o Dreadmaker mergulhou de cabeça no mundo dos cabeleireiros, e sua primeira aula foi prática!
“Olho para o outro lado da rua e está passando um amigo meu, chamado Gil. Fui brincar com ele e falei: ‘Gil, vai cortar o cabelo?’. Ele olhou para mim e disse: ‘você corta?’, respondi: ‘corto!'”, ele relembra, contando sobre seu inesquecível primeiro corte.
“Na hora de cortar em cima, com a tesoura e o pente, a primeira tesourada foi no meu dedo. E tome sangue, né! A dona logo viu, me deu uma toalha e eu fiquei limpando o sangue e cortando. Depois, cortei mais um cabelo, e mais outro. Fui embora querendo voltar no outro dia”. Então, Marcos sorriu para o mundo mais uma vez. Depois de seu primeiro emprego como cabeleireiro (nem sua mãe acreditava que ele estava trabalhando!), ainda no mesmo salão que suas irmãs, o jovem Baroni agarrou várias oportunidades e enfrentou todos os desafios.
Trabalho atrás de trabalho e emprego atrás de emprego, ele conheceu, através de sua mãe, a arte do dread. Estudou e desenvolveu sua própria técnica, construindo, dia após dia, o caminho para a carreira que hoje leva seu nome por todo o país, inspirando profissionais, inovando o mercado de trabalho e mostrando que cabelo é muito mais do que parte do visual — é um estilo de vida.
Hoje, Marcos Baroni é, além de pai, marido e um dos Dreadmakers mais admirados do país, reconhecido como parte importante na cena do rap nacional. Suas músicas já somam mais de 18,7 milhões de streams na plataforma Spotify, e ainda contando.
A história do Estúdio Baroni: Como tudo começou
No final do ano de 2010, Marcos Baroni se reuniu com colegas, parceiros e família para tirar um sonho do papel. Com o objetivo de criar um espaço artístico, inovador, único e ambientado para os cortes e penteados, o Dreadmaker arranjou seu próprio cantinho em São Paulo.
O primeiro Estúdio Baroni era sediado na Vila Mariana, um local envolvente e movimentado, onde o próprio Marcos vivia. Algum tempo depois, Baroni e sua equipe mudaram para o espaço que hoje abriga toda a criatividade, dedicação e magia destes artistas — um ponto estratégico entre os bairros Alto de Pinheiros e Vila Madalena.
No salão da rua Aspicuelta, número 300, o time de Dreadmakers aplica a técnica única das agulhas de crochê, desenvolvida pelo próprio Baroni e responsável pela mudança radical na visão que as pessoas tem dos dreads.
Um dos mais conhecidos Estúdios de Dread em São Paulo
Em seus mais de dez anos de vida, o Estúdio Baroni fez história pela atenção única e particularidade artística dada para cada cliente, assim como o constante aperfeiçoamento e avanço no ofício.
Consequentemente, com seu nome e tamanha habilidade rodando o país, Baroni logo chamou atenção dos holofotes e se tornou o favorito de todos aqueles que sonham com o dread — inclusive diversos famosos e personalidades artísticas, que hoje confiam seus penteados somente nas mãos do Estúdio.
O trabalho que tanto encanta todos que passam pelo Estúdio Baroni foi uma invenção do próprio Marcos. Feito de forma manual, consiste em trançar os fios com uma agulha de crochê até que o emaranhado de cabelo ganhe forma.
Segundo Baroni, a técnica foi pensada como uma alternativa ao uso da cera, que leva cerca de três meses para secar e formar a corda. A ideia surgiu quando Marcos teve a oportunidade de preparar os dreads de Gisele Bündchen para uma edição da revista Vogue.
“Parei para desenvolver os dreads dela, como faço de costume, e fiquei ali pensando: ‘como vou fazer os dreads da Gisele Bündchen? Vou mandar eles cheio de cera?’. Minha mãe estava ali sem fazer nada, fazendo tricô”, conta Marcos, lembrando de como percebeu que poderia desenvolver um dread dos sonhos.
“No que eu virei para minha mãe, ela estava fazendo ponto cruz com a agulha. Olhei a agulha na mão, parecia que ela puxava um fio de cabelo. Peguei a agulha dela, dei umas puxadas no cabelo e vi que dava para mudar”.
Desde então, Baroni passou por longas batalhas e estúdios junto ao seu time e clientes, até que alcançasse o trabalho que faz hoje.
Como agendar no Estudio Baroni?
O agendamento é mais do que simples e pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora! Para conseguir o dread dos seus sonhos, basta entrar em contato via Whatsapp e verificar a agenda.
Aos apaixonados por Dreads que sonham em colocar a mão na massa assim como Marcos, o Estúdio Baroni está com as inscrições abertas para um curso de Dread dos Sonhos, em que os profissionais ensinam suas principais técnicas e transmitem os maiores segredos do Estúdio mais amado de SP. São oito módulos de conteúdo, aula online ao vivo com Marcos Baroni uma vez por mês e muito mais.
Os famosos que confiam no trabalho do Estúdio Baroni
Em seu dia-a-dia no mundo dos Dreads, o Estúdio Baroni já fez a cabeça de diversas estrelas, como Luana Piovani, Ice Blue, Adriane Galisteu, Jairzinho, Cléo Pires, Matuê, MC Kevin, Zé Roberto, Gabi Gol, Paulinho Vilhena, Neymar, Anitta, Gisele Bündchen e outros. Confira um pouco mais desses melhores momentos:
Matuê com dread
Um dos clientes e amigos mais fiéis, Matuê já aplicou, ajeitou e renovou diversos tipos de dreads aqui nosso estúdio. Seus penteados tem cerca de 111 dreads e, em 2020, a equipe Baroni chegou a trabalhar durante dois meses para a elaboracao de um dread perfeito, divulgado no álbum do artista.
Caio Castro com dread
Em 2022, foi a vez de Caio Castro cair no encanto dos dreads: aproveitando os fios compridos, o ator descoloriu os cabelos e veio ao Estúdio Baroni para inovar o visual com suas novas tranças.
Whinderson Nunes com dread
Também em 2022, Whinderson apostou nas tranças coloridas do Estúdio Baroni para expressar uma nova fase e melhorar seu desempenho durante o duelo com o lutador Popó, que ocorreu em Santa Catarina, através do Fight Music Show.
Teto com dread
Teto, rapper baiano que conquistou os fãs do Rap com suas músicas inovadoras (que, inclusive, estão sempre passando pela playlist Top 50 do Spotify Brasil), é uma das personalidades que confia seu cabelo e todo seu estilo ao Estúdio Baroni.
Italo Ferreira com dread
O surfista e campeão nas ondas Italo Ferreira chamou atenção com seus dreads loiríssimos. Sem medo de inovar no penteado, as tranças já fazem parte do seu visual praieiro, e nós ajudamos ele a levar os dreads Baroni de São Paulo para o mar.
Gabigol com dread
O atacante Gabigol assumiu um novo estilo ao aparecer, em meados de 2020, com dreadlocks nos cabelos. E, não parou por ai! O Estúdio Baroni continua acompanhando o jogador tanto em seus fios quanto em suas conquistas em campo.
Luccas Carlos com dread
Não é de hoje que o Estúdio é responsável pelos dreads do cantor carioca Luccas Carlos. Cliente e amigo que não abandona, o time Baroni sempre conta com a presença de Luccas, onde ou quando for!
El Gato com dread
O Youtuber e Streamer Rodrigo “El Gato” Fernandes sempre volta para o time dos dreads! Com o trabalho personalizado do Estúdio Baroni, El Gato combina o visual despojado com a elegância das tranças, criando uma identidade única.
Conclusão: Estúdio Baroni
Quem ainda tem dúvidas de todo o estudo e dedicação única que o estúdio Baroni dá para os Dreads?
O cuidado com os cabelos vai além de um habito — é uma arte, uma experiência. É expressão de identidade, traço de personalidade e ousadia de tentar o novo.
Oferecendo uma vivência única e cuidado especializado, a equipe Baroni vem se dedicando há mais de 20 anos em aprimorar a arte dos dreads. E, pode apostar, não vamos parar por aí!
Leia também: Rapper com dread: Veja 50 inspirações de rappers brasileiros com dread