Um estilo de dread que vem ganhando cada vez mais entusiastas, que querem apostar neste estilo, é o Dread Ruivo. Ele vem sendo feito tanto por pessoas que são ruivas, como por pessoas que possuem outras colorações naturais de cabelo, mas querem dar uma mudada por completo no visual.
Se você é uma dessas pessoas, e está a procura de inspirações, dicas de como fazer e cuidar do dread ruívo, chegou ao lugar certo! Criamos este artigo completinho, sobre tudo que você precisa saber para aderir a este novo visual. Veremos a seguir:
- A diferença do dread ruivo natural e artificial
- Onde comprar o dread ruivo sintético?
- Como cuidar do dread ruivo
- Inspirações de dread ruivo
Leia também: Dread pra Frente: 30 inspirações e onde fazer
A diferença do dread ruivo natural e artificial
Existe uma diferença entre os dois tipos de dreads, o artificial e natural. Mesmo que a olho nu, em alguns casos, é difícil distinguir, ainda assim é importante saber quais são essas diferenças, para saber por onde começar.
Dreadlock Ruivo Natural
Em primeiro lugar, quando o dread é feito no cabelo natural da pessoa, são utilizados os próprios fios para emaranhar os cabelos no formato dos dreads. Assim não será necessário comprar um dread sintético para aplicar ao cabelo.
Os dreads naturais costumam dar mais trabalho, tanto para faze-los como para cuidar dos cabelos, mas o resultado final fica incrível, natural e ressalta a ancestralidade e cultura dos dreadlocks.
Vale lembrar que o ruivo natural tem uma paleta de cor única, difícil de ser copiada em dreads sintéticos. Mesmo que você encontre uma cor bem parecida no dread sintético, dificilmente vai ser a mesma cor do cabelo natural.
Na foto acima, vimos uma combinação dos dreads naturais juntos com os dreads sintéticos, mas com um propósito. Alongar os cabelos. É nítido ver a diferença na coloração dos cabelos na raiz e dos dreads artificiais.
Um dos pontos negativos do dread ruivo natural, é que leva tempo para compor dreads mais longos. Contudo, diversas pessoas optam em fazer o dread sintético pela facilidade e maleabilidade, possibilitando trocar de cor, espessura e tamanho a qualquer momento, com muito mais facilidade.
Dreadlock Ruivo Sintético
Agora, se você procura por agilidade e não tem o cabelo natural na cor ruiva, vai ter que optar pelo dread ruivo sintético. Você até pode pintar a cor do seu cabelo de ruivo, mas isso vai contra as recomendações, por facilitar na quebra dos fios.
Os dreads artificiais são ótimos para quem quer arriscar no estilo. A pessoa consegue alterar a cor com facilidade, arriscar em espessuras e comprimentos, até acertar no formato ideal.
Como ele é feito com a aplicação de cabelos sintéticos, feitos a base de fibras ou até mesmo de cabelo natural, também acaba sendo mais simples na hora de desmanchar os dreads. O ideal é fazer isso com um profissional, mas também da para fazer em casa.
Existem diversas maneiras de fazer dreads ruivos sintéticos, desde a lã, dreads de fios de poliéster, dreads de Kanekalon e os com fios de nylon. Cada um deles tem suas peculiaridades, benefícios, contras e diferenciais.
Onde comprar o dread ruivo sintético?
O dread ruivo sintético pode ser encontrado facilmente no Mercado Livre, Aliexpress e Shope. Contudo, antes de comprar, lembre-se de verificar a grossura, tamanho e coloração dos dreads. O ideal é olhar as descrições dos produtos para evitar errar na hora de comprar.
Quanto mais barato for o dread, menor será a qualidade. Esse é um ponto importante já que o dread feitos de fios mais resistentes promovem uma vida longa maior para o penteado.
Aqui vão três opções de dread sintético ruivo que você pode comprar com segurança e tirar todas as suas dúvidas com o vendedor. Vale a pena dar uma conferida nesses sites antes de comprar em outros lugares.
Esse estilo de dread é bem tradicional no Brasil, principalmente em algumas regiões. Esse estilo de dread promove um visual encaracolado aos cabelos, além de ser bem fácil de aplicar. Essa loja tem um preço um pouco mais caro, porém a qualidade do produto é bem diferente dos comuns.
Eles vendem 15 dreads feitos com mecha de cabelo humano brasileiro ruivo, com tamanho de 10cm cada. Além disso, eles fornecem um vídeo completo de como aplicar os dreads em casa, o que ajuda bastante.
É difícil cuidar do dread ruivo?
Em partes, sim. Os cuidados são diferentes entre o dread ruivo artificial e natural. Os dreads naturais exigem uma atenção maior, principalmente na hora de passar os produtos no cabelo. O recomendado é comprar xampu com ph 7 ou 8.
Além disso, sugerimos que você faça os dreads com um dreadmaker, assim ele consegue direcionar os produtos certos, de acordo com o seu estilo e tipo de cabelo.
Fora a lavagem, também é indicado dormir com touca de cetim, assim você evitar emaranhar os dreads enquanto dorme. Também não é indicado ficar em exposição direta ao sol, sem cobrir os dreadlocks. Isso pode acarretar na quebra dos cabelos e gerar frisos no cabelo e enfraquece os fios.
Como lavar o dread ruivo?
Em primeiro lugar, o indicado é que você lave pelo menos 1 vez a cada duas semanas os cabelos. O processo envolve três lavagens consecutivas antes de sair do banho e cada uma delas tem um objetivo final. Veremos a seguir como cuidar dos dreads ruivos e a importância de cada passo no processo.
- 1º Lavagem: Comece aplicando o shampoo anti resíduo diretamente na raiz. Nessa hora não passe nos dreads. Use as pontas dos seus dedos para massagear o xampu no couro cabeludo. Na primeira lavagem não costuma fazer muita espuma, então esfregue um pouco e depois enxague.
- 2º Lavagem: Na segunda lavagem, aplique novamente o shampoo antí-residuo no couro cabeludo e faça movimentos circulares enquanto esfrega. Massageie levemente até que forme um pouco de espuma. Nessa segunda lavagem também não formará muita espuma. Enxague e siga para a terceira lavagem.
- 3º Lavagem: Na última lavagem, você vai notar que o cabelo começará a espumar bastante. Nessa hora, use essa espuma para passar no corpo dos dreadlocks. Pegue a espuma e aperte bem nos dreads, até tirar toda a sujeira. Novamente enxague e depois seque o cabelo com a toalha ou no ar livre.
Leia também: Como lavar dreads: 3 formas fáceis de lavar e cuidar