...

Dread de Agulha: Como fazer? Qual a Agulha utilizada?

By dread •  Updated: 05/16/23 •  6 min read

Cada vez mais as pessoas querem aderir aos Dreadlocks, ou em sua abreviação, dreads. As possibilidades são várias nesse universo. Tanto para estilos removíveis, como o dread de aplique, quanto para os permanentes, a exemplo do Dread de agulha.

Considerada uma das formas mais seguras de realizar este penteado que se tornou mais do que um símbolo de resistência. O Dread é hoje um potente adorno estético no Brasil. Afinal, quem não se destaca em meio a multidão com esses estilos diferentes em que o dread agulha pode proporcionar?

Leia também: Cabelo com dread: Pode lavar? Veja como cuidar e Inspirações


O que é o Dread de Agulha?

Hoje em dia, há diversas formas em que um Dread pode ser formado. Dentre todos, o mais famoso e fácil de ser aplicado é o Dread Agulha. Sua facilidade se dá pelo fato de poder ser aplicado em qualquer tipo de fio. Basta um pente, uma agulha de crochê e um passo a passo. Ter um dread é sinônimo de muito estilo e autoconfiança.

Como fazer o Dread com Agulha?

Para fazer o Dread com Agulha, o primeiro passo é ter em mãos um bom pente e uma agulha de croche. Isso porque, esses dois acessórios darão a forma em que tanto conhecemos o dread tradicional – tubular e grosso. Veja o passo a passo:

Garanta que mechas estejam bem separadas uma das outras. Você pode utilizar grampos e tic tacs para auxiliar nesse primeiro processo. Para desfiar o fio, basta pegar a mecha e passar o pente fino de cima para baixo, acumulando o cabelo próximo a raiz.

A agulha serve para ir enrolando esse cabelo acumulado perto da raiz, de forma que junte todos os fios no formato cilíndrico em que conhecemos os dreads. Conforme foi passando a agulha no cabelo, gire a mecha para auxiliar no processo.

Posso molhar o dread de agulha todo dia?

Em nenhuma cirscunstância o seu dread deve ficar molhado. E essa premissa vale para qualquer tipo de penteado escolhido. Seja agulha, cera, ou removível. Um dread, para ter estilo de dread mesmo, deve ser higienizado apenas uma vez por semana.

De preferência, essa limpeza deve ser realizada somente com shampoo. Nada de cremes, oleos e todas as coisas que estamos acostumados a usar nas madeixas. No caso do dread de agulha, o recomendado pelos especialistas é o alcool em gel.

Manutenção dread agulha: Quais cuidados precisa ter?

O primeiro cuidado a se tomar e o mais primordial é o da lavagem. Sempre que lavar seu dread, seque-o com jato frio imediatamente. Não se esqueça: o dread, principalmente o natural, não pode nem sonhar em ficar molhado ou até mesmo úmido.

Além disso, evitar certos produtos prejudiciais par ao fio é uma boa medida. Apostar em shampoos naturais pode ajudar a manter os fios saudáveis, mesmo emaranhados. Mas apesar de tudo, é sempre importante ter como aliado um dreadmaker profissional, para seguir um cronograma capilar.

É preciso ter em mente que o seu cabelo precisa ter, no mínimo, 15 cm de comprimento para que seja possível fazer o dread de agulha. Isso porque a técnica tende a diminuir pelo menos 2 cm, o que pode dificultar a realização.

Indicação de Agulhas para os Dreads

As agulhas indicadas para os dreads de agulha são as de croche. Mais especificamente, agulhas de aço com ganchinhos. Normalmente, a utilizada é a de número 12.

Algumas marcas conhecidas e utilizadas pelos especialistas são Mill Ward e Tulipa. Essas e muitas outras podem ser encontradas em ecommerces e lojas de materiais de costura.

Sempre esterilize os materiais antes de formar os dreads, fervendo-os em água quente para evitar a criação de fungos e mau cheiro.

Vale a pena por Dread de Agulha?

Para quem quer uma mudança temporária e que agrida menos os fios, essa é uma ótima opção. Fácil de fazer e de manter, o dread de agulha é um dos estilos de dread mais utilizados na atualidade, por toda sua flexibilidade.

Leva tempo para ter um bom dread natural, sim, mas o resultado final compensa muito para quem entende o significado desse marco estético brasileiro.

Qual a diferença do Dread de Agulha e Sintético?

O Dread Agulha, em sua essência, é considerado um dread natural, ou seja, feito com o próprio cabelo. Assim como o de cera. Já outros dreads, feitos com lã, jumbo e outros materiais, são considerados sintéticos.

A diferença está exatamente aí. Enquanto um usa o próprio cabelo para formar os cilindros, o outro, depende de um outro material para fazer as famosas tranças dos dreads, apenas envolvendo como casulos as madeixas.

Indicação de Onde fazer seu Dread de Agulha

Aqui vão algumas indicações de onde fazer o seu Dread de Agulha com segurança e contando com o apoio de profissionais qualificados:

Entre em contato com um desses estúdios e garanta o seu Dread do jeitinho que sempre quis! São profissionais renomados em São Paulo que podem te ajudar com seus dreadlocks.

Conclusão

O estilo dreadlock é uma tendência para a sociedade brasileira. Com diversas possibilidades, tanto em materiais e formas de criar as tranças, além de cores, acessórios e penteados, está presente na vida de muitas pessoas que ousam inovar.

Com o Dread de Agulha, há uma forma de ir além e fazer o dread com os próprios fios. Com o cuidado certo, e seguindo o passo a passo, é possível formar lindos dreads e duradouros.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.