...

Cabelo com dread: Pode lavar? Veja 50 Inspirações

By dread •  Updated: 04/01/23 •  11 min read

O cabelo com dread é uma tendência cada vez mais popular entre os jovens e adultos, dos mais variados gostos e estilos. Então, preparamos este artigo, em que vamos te explicar sobre a rotina com o dread e mostrar inspirações de cabelo para você se apaixonar e criar o seu próprio estilo!

Dreads vêm da cultura afro e podem ser feitos de forma natural, com os próprios fios, ou com o auxílio de cabelos sintéticos. As inspirações vão desde dreads curtos e coloridos, até longos e naturais, passando por dreads trançados e dreads com acessórios. Veremos a seguir:

Pode te interessar: Onde Encontrar um Dreadmaker? Conheça os Maiores do Brasil


O que é o dreadlock?

Além de ser parte do visual, o cabelo expressa arte, cultura, sentimento, identidade e estilo. A história dos dreads no Brasil surge junto a trajetória do povo africano, ainda entre os séculos XVII e XIX, porém, a popularização do penteado por aqui só aconteceu em meados dos anos 80, com a febre do Reggae.

De modo geral, os dreads — abreviação de dreadlocks — são um estilo de cabelo que ainda vem ganhando espaço e popularidade. A técnica consiste em torcer os fios em mechar longas e cilíndricas.

Eles são criados ao torcer o cabelo (natural ou sintético) em grupos de mechas separadas e, em seguida, uni-los com cera ou agulhas de crochê, então, deixar o cabelo crescer e se unir ao longo do tempo.

Os diferentes tipos de dread são aplicados dependendo do comprimento e da textura do cabelo. Como mencionamos, eles podem ser estilizados de várias maneiras e formatos, incluindo tranças, nós, tinturas, lãs coloridas e acessórios decorativos, como contas e bandana.

O penteado já passou por tempos difíceis. Existia a crença irreal de que dreads são anti-higiênicos e, até os tempos atuais, muitos o vêem com maus olhos justamente por serem associados à cultura e luta afro.

Mesmo assim, o mundo está no processo de abrir a mente e acolher a diversidade, e o dread chama a atenção de cada vez mais pessoas de diversas culturas e origens.

Pode lavar cabelo com dread?

Sem dúvidas, sim! Não só é possível lavar o cabelo com dreads, como é importante para manter s tranças limpas e higienizadas, evitando o acúmulo de sujeira, oleosidade e odores desagradáveis — como em qualquer cabelo e penteado.

A história de que cabelos com dreads não são lavados surgiu porque, em técnicas antigas, os métodos envolviam a aplicação de cera ou outros produtos que não podiam ser removidos facilmente com água, então, os fios não deviam ser lavados por cerca de três meses — tempo ideal para a cera secar e formar as tranças.

No entanto, é importante lembrar que o acúmulo de cera pode tornar o cabelo mais pesado e menos flexível, dificultando a manutenção dos dreads, então, uma lavagem precisa ser feita. Também, hoje existem várias técnicas que são cada vez mais modernas e aprimoradas, como a torção e as agulhas de crochê, permitindo com que os fios sejam lavados regularmente.

Marcos Baroni, criador do Estúdio Baroni, explica que essa nova técnica quebrou boa parte do preconceito que existe em relação à higiene do penteado. “O dread feito com agulha é limpo, não precisa de cera; isso quebra o estereótipo de sujo que o cabelo carrega”, diz.

Como lavar cabelo com dread?

A lavagem de dreads requer cuidados especiais, pois o cabelo trançado pode ficar mais propenso a emaranhar e desfazer com a água e o manuseio. Por isso, confira algumas dicas:

E não esqueça dessa dica final

Depois de secos, verifique se há nós ou emaranhados nos dreads e separe-os com cuidado, usando os dedos ou um pente próprio para tranças. A frequência da lavagem pode variar dependendo da textura do cabelo, mas recomenda-se lavar os dreads a cada 1 ou 2 semanas. Neste meio-tempo, para preservar os dreads, é possível modelar os cilindros com as palmas das mãos, esfregando na estrutura de cada mecha, ou utilizar uma touca de setim.

Cabelo com dread faz mal?

Não! Mesmo com a estética emaranhada, os dreads são feitos de forma organizada e, quando cuidados por um bom profissional, não irão danificar o cabelo ou a saúde.

No entanto, não se deve esquecer que todo cabelo precisa de cuidados e atenção especial. Se não for lavado e higienizado regularmente, o cabelo pode acumular sujeira, criar fungos ou bactérias e deixar os dreads pesados, causando desconforto e tensão no couro cabeludo.

Se os devidos cuidados forem tomados, como lavar os dreads regularmente, secar o todo o cabelo e manter os fios desembaraçados, não há forma de tornar os dreads prejudiciais.

Como desembaraçar cabelo com dread?

Desembaraçar o cabelo com dread pode ser um pouco complicado, mas é possível tomar alguns cuidados para evitar danos aos fios e à estrutura dos dreads.

É indicado que, primeiro, o cabelo seja molhado com água morna, para amolecê-los e facilitar a remoção de nós e emaranhados. Então, procure usar um produto desembaraçante específico para cabelos com dread, como um óleo vegetal ou um spray desembaraçante, para ajudar a amaciar e soltar os fios.

Na hora de tirar os emaranhados, use as pontas dos dedos para trabalhar suavemente e com leveza. É importante ter paciência e não tentar forçar ou puxar os dreads, pois isso pode danificar o cabelo.

Se estiver muito difícil de soltar os emaranhados com os dedos, é possível usar um pente próprio para dreads, começando pelas pontas e trabalhando lentamente até a raiz. Depois de desembaraçar, não se esqueça de pentear cuidadosamente o cabelo com os dedos, para garantir que todos os fios estejam soltos e separados.

Inspirações de cabelo com dread masculino

O dread masculino pode ser uma forma poderosa de expressão e estilo pessoal para aqueles que desejam inovar no look. Além disso, as tranças dão um toque especial no visual do homem, transmitindo a ideia de estar sempre com um penteado incrível, independentemente da ocasião. Existem várias inspirações que podem ajudar a criar um visual único, encantador e moderno. Observe:

Curtos ou longos, descoloridos ou tingidos, é importante que os dreads transmitam a personalidade e identidade da pessoa. As possibilidades de penteados são inúmeras e, quando feitos de forma criativa, os dreads vão bem tanto em ocasiões mais leves e divertidas, quanto em ambientes trabalhistas ou com maior seriedade.

Uma das principais inspirações para o dread masculino parte da cultura Rastafári, um movimento religioso da Jamaica que é popularmente associado aos emaranhados de tranças, ao movimento reggae e à música jamaicana. Muitos homens que adotam o dreadlock se inspiram nesses ideais e valores, que incluem paz, igualdade, liberdade, conexão com as raizes, justiça e respeito pela natureza.

Sem dúvidas, os dreads também podem ser associados a um estilo de vida mais livre e natural. Nestes casos, até mesmo os elementos da natureza — como o mar, o sol, a terra e o céu — se tornam inspirações para criar penteados de dreadlocks únicos, expressivos e interessantes.

Entre os estilos de dreads mais usados nos dias atuais, duas inspirações se destacam: o penteado Half Up, em que a parte de cima do cabelo é presa em um coque despojado, deixando o restante dos dreads soltos, e o Top Knot, quando as tranças também são bem presas em um coque alto, contrastando com algumas mechas soltas e um undercut. Quando combinados com adereços ou peças complementares, o penteado fica ainda mais incrível.

Dos mais simples aos mais elaborados, uma coisa é certeza: os dreads adicionam um charme especial ao homem, mostrando a importância que é dada aos fios. Muitos artistas mundialmente famosos, como Bob Marley, Lenny Kravitz, Jason Momoa e Post Malone, já adotaram esse visual em algum momento de suas carreiras e também podem servir de inspiração!

Inspirações de dreads femininos

Algumas mulheres preferem usar os dreads de maneira mais solta e natural, enquanto outras adotam penteados mais sofisticados. De uma forma ou de outra, o fato é que os dreadlocks apenas reforçam a beleza extraordinária da mulher, transmitindo um pouco mais de criatividade e elegância.

Aqui estão algumas ideias de dreads femininos, que sempre podem ser personalizados no estilo pessoal de cada uma:

Como já vimos por aqui, o undercut é um estilo moderno e que nunca sai de moda. O penteado consiste em raspar a parte de baixo do cabelo, deixando os dreads na parte de cima e criando um visual potencialmente ousado, expressivo e despojado. Mesmo com a parte inferior raspada, os dreadlocks podem ser curtos ou longos — da forma como sua inspiração desejar!

Para as mulheres que preferem um estilo mais natural, os dreads podem ser deixados soltos e ao vento. Isso pode ser acentuado com uma bandana, um lenço ou outros acessórios que combinem com seu estilo. Inclusive, uma das vantagens dos dreads é a possibilidade de personalizá-los com diferentes adereços, como pérolas, fitas, lãs, contas e pingentes, criando um cabelo novo a cada dia.

Mais um penteado clássico e inspirador são as tranças feitas com dreads. Elas podem ser simples ou mais elaboradas, dependendo do estilo pessoal, e são uma oportunidade de adicionar novas tonalidades aos fios, seja através de lãs e fitas entrelaçadas nos dreads ou do tingimento.

Além de tudo isso, os dreads femininos podem ajudar a quebrar padrões de beleza que conhecemos no dia-a-dia, encorajando cada mulher a abraçar sua beleza natural, sua individualidade e sua própria vontade. Nada melhor do que se permitir ser confiante e poderosa dentro do estilo que mais te agrada!

Os dreads femininos também podem ser uma maneira poderosa de se conectar com a cultura e a história de várias comunidades ao redor do mundo. Tradicionalmente, eles expressam resistência, identidade, determinação e liberdade – pontos que fazem e sempre fizeram parte da existência da mulher.

Independentemente do penteado, o importante é encontrar um estilo inspirador e que agrade a própria personalidade – até porque, quando você se permite ser quem realmente é, a liberdade se reflete em cada fio de cabelo.

Então, agora que você já conhece a origem, história e principais cuidados do dread, o que falta para aderir ao penteado?

Caso precise de mais inspirações, sem problemas! Nos siga em nossas redes sociais e conheça um pouco de todas as cabeças que já fizemos, nos mais diferentes estilos e penteados!

Leia também: Rapper com dread: Veja 50 inspirações de rappers brasileiros com dread

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.